SINGELA PROPOSTA

Andou bem a Antígona ao editar Singela Proposta e Outros Textos Satíricos, de Jonathan Swift. O autor de As Viagens de Gulliver foi um satirista de mão cheia. O texto principal merece ser lido nestes tempos de austeridade e tróica. Escrito em 1729, quando Swift contava já 62 anos, retrata uma Irlanda de miséria e fome ante a indiferença das autoridades britânicas. O paralelo com a actual situação portuguesa é flagrante: os irlandeses forçados à emigração para a ilha de Barbados, como os lusos para Angola e outras paragens; impedidos também de cultivar livremente o solo, porque a Inglaterra impunha restrições severas, tal como Bruxelas nos impõe hoje as quotas.
A poder de ironia e mordacidade vibrante, Swift engendra uma solução para as crianças que se convertem num fardo difícil de carregar: "Foi-me garantido em Londres por um americano dos meus conhecimentos, homem muito instruído, que uma criança saudável e bem alimentada constitui, com um ano de idade, alimento delicioso, nutritivo e saudável, quer estufada, quer assada, quer cozida no forno, quer escalfada; e não tenho dúvidas de que também será possível cozinhá-la em fricassé ou em guisado".
As vantagens do projecto são expostas em termos que agradariam aos nossos credores: "(…) sabendo que o sustento de cem mil crianças de dois anos de idade ou mais velhas não poderá custar menos de dois xelins por cabeça e por ano, a riqueza da nação será assim aumentada em cinquenta mil libras anuais".
Um bom livro, não recomendável a membros da tróica e do Governo, pessoas sensíveis, grávidas e, last but not least, ingleses. 

1 comentário :